BBC indeniza babá dos príncipes William e Harry por entrevista a Lady Di

A BBC concordou nesta quinta-feira(21) em pagar uma indenização "substancial" à ex-babá dos príncipes William e Harry, que foi alvo de falsas acusações para garantir uma entrevista com a princesa Diana em 1995.

Este acordo faz parte do escândalo sobre os métodos enganosos usados pela televisão pública britânica para obter a entrevista explosiva, que foi vista por 23 milhões de telespectadores, na qual a princesa de Gales admitiu sua bulimia e um caso extraconjugal.

Alexandra Pettifer, ex-babá dos filhos de Diana, mais conhecida pelo nome de solteira Tiggy Legge-Bourke, processou a BBC por alegações "inventadas" de que ela teve um caso com o príncipe Charles.

Sua advogada, Louise Prince, disse ao Supremo Tribunal de Londres que sua cliente estava "aliviado que a BBC reconheceu que as acusações eram totalmente falsas e infundadas".

"A BBC concordou em pagar a Pettifer uma compensação substancial e eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para me desculpar com ela, o príncipe de Gales e o duque e a duquesa de Cambridge e Sussex pela maneira como a princesa Diana foi enganada e pelo impacto que teve em suas vidas", disse o CEO do grupo, Tim Davie, em um comunicado.

"Se tivéssemos feito bem nosso trabalho, a princesa Diana", que morreu em um acidente de carro em Paris em 1997, "saberia a verdade", acrescentou.

Em um relatório independente publicado em maio de 2021, o ex-juiz John Dyson expôs os métodos enganosos usados pelo jornalista Martin Bashir para garantir a entrevista e criticou a BBC pelo tratamento do caso.

Bashir mostrou extratos bancários falsos ao irmão de Diana, Charles Spencer, para fazê-lo acreditar que os serviços de segurança estavam pagando duas pessoas para espioná-la.

Segundo Charles Spencer, foi isso que o levou a colocar o jornalista em contato com Lady Di. Após esta entrevista explosiva, Bashir continuou sua carreira nos EUA antes de retornar ao Reino Unido para trabalhar para a BBC, de onde se demitiu em maio.

A BBC já indenizou a ex-secretária particular de Diana neste caso e chegou a um acordo financeiro com um designer gráfico que foi demitido após expor os métodos enganosos de Bashir.

spe-acc/zm/jc

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos