Com rosto inchado, Joelma estreia turnê: "Com sequela ou sem sequela"

Mesmo com o rosto inchado, que a cantora alega ser uma sequela da Covid-19, Joelma estreou com a turnê "Isso é Calypso" no Rio de Janeiro. A cantora foi atração tradicional festa de São João da Feira de São Cristóvão, na capital carioca.

"Com sequela ou sem sequela, eu vim aqui fazer essa turnê. Obrigado pelas orações de todos os meus fã-clubes. Obrigado, meus amores", agradeceu a cantora, em um registro do show divulgado pela revista Quem. "É a quarta vez que pego Covid. E toda vez que eu pego, voltam as sequelas todas de novo. E a principal é o inchaço. Não sei quem está passando por isso, mas tem muita gente passando. Não é só eu. Tem muita gente que perdeu seus entes queridos, mas está de pé e é isso que importa", acrescentou Joelma.

A preocupação com o rosto inchado de Joelma surgiu após um show realizado em Parauapebas, no Pará, no último domingo (29). No entanto, em conversa com o Yahoo, Alexandre Piva, professor emérito de Medicina e consultor de Infectologia da Universidade Cidade de São Paulo, afirmou que é preciso ter cautela ao declarou que o edema na face tem relação com a doença por não haver consenso científico.

"Tudo que conhecemos são relatos de casos que necessitam de comprovação científica", afirmou o médico. "Algumas manifestações cutâneas foram relatadas na convalescença (período de recuperação) de Covid, algumas até com infiltrado perivascular (depósitos ao redor do sangue) nos vasos da pele, podendo predispor a inflamação e edema. Mas tudo isso não passa da suposição", completa ao garantir que se deve aguardar trabalhos científicos bem conduzidos que comprovem causa e efeito.

Para Guilherme Henn, infectologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, seria determinante saber detalhes dos episódios de Covid vividos por Joelma para julgar suas sequelas. "Embora a Covid-19 possa determinar sintomas crônicos (que chamamos genericamente de "long Covid"), edema em face não costuma fazer parte do quadro ou, pelo menos, não é comum", declarou.

No entanto, Henn levanta a possibilidade do inchaço ser um efeito adverso dos corticoides. "São medicamentos utilizados no tratamento de casos complicados de Covid e, às vezes, precisam ser administrados por períodos mais longos, o que poderia ocasionar edema (entre vários outros efeitos adversos)", explicou.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos