Luciano Szafir tem complicações no intestino após contrair Covid pela segunda vez; entenda

·2 minuto de leitura

Internado desde o dia 22 de junho, quando foi diagnosticado pela segunda vez com Covid-19, Luciano Szafir segue em atenção, sob efeito de sedativos, para tratar uma complicação no intestino causada pela doença. Na última quarta-feira, o ator de 52 anos foi submetido a uma cirurgia para retirada de hematoma e segmento do cólon, como informou a assessoria do artista.

"O paciente Luciano Szafir passou por uma cirurgia de retirada de hematoma e segmento do cólon no Hospital Samaritano Barra (na Zona Oeste do Rio). Szafir segue sedado no pós-operatório", informou o documento liberado na noite de quarta-feira.

Como esclareceram os médicos, o procedimento serviu para retirar um acúmulo de sangue na região e um segmento do cólon, que é última parte do intestino grosso.

Entenda o caso

Mestre em epidemiologia, o médico Danilo Klein explica por que um problema no intestino pode estar relacionado ao coronavírus. Ele lembra que todos os pacientes internados em estado grave são medicados com anticoagulantes, o que — em casos raros — pode gerar hematomas em quaisquer partes do corpo, como o cólon. Grosso modo, hematomas são sangramentos que causam acúmulos de sangue em determinado local do organismo.

— Todo paciente internado e imoblizado em leito, e que não se movimenta, tem um risco aumentado de fazer trombose. Para evitar a trombose e o tromboembolismo pulmonar, que é a trombose no pulmão, são utilizados medicamento profiláticos. O perigo é que, em alguns casos, isso pode evoluir para o contrário e o anticoagulante causar um hematoma — esclarece o médico, que completa: — O hematoma pode acontecer em qualquer lugar do corpo: nos membros, no local de injeções ou até mesmo em órgãos internos.

Klein ressalta, por outro lado, que a forma grave da Covid-19 pode ocasionar, por si só, um distúrbio intenso de coagulação no organismo, o que também resulta em hematomas.

— Por isso, sem analisar o caso, não dá para saber se o problema do ator surgiu por um efeito do anticoagulante ou devido à própria gravidade do caso. É preciso lembrar que não só a Covid, mas qualquer doença grave pode evoluir para a complicação de distúrbio de coagulação e sangramento — frisa Klein.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos