Posse de Lula: Faixa presidencial não foi roubada por Dilma nem é falsa

Nas redes, usuários espalham boatos sobre faixa presidencial usada por Lula

A faixa presidencial usada por Lula tem broche de ouro 18 quilates maciço e cravejado com 21 brilhantes (Foto: Agência Brasil)
A faixa presidencial usada por Lula tem broche de ouro 18 quilates maciço e cravejado com 21 brilhantes (Foto: Agência Brasil)
  • Publicações nas redes sociais alegam que a faixa presidencial usada por Lula em sua posse no último domingo (1º) teria sido roubada pela ex-presidenta Dilma

  • Usuários também afirmam que a faixa seria falsa pois é diferente da utilizada pelo ex-presidente Bolsonaro

  • Mas informações são falsas, confira a checagem do Yahoo! Notícias

Após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada neste domingo (1º), em Brasília, circulam nas redes sociais alegações sobre a faixa presidencial usada pelo petista.

Segundo algumas publicações, o objeto teria sido roubado em 2016 pela ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). Outros usuários alegam que o objeto seria falso por diferir do utilizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas essas informações são falsas.

Sumiço da faixa

Captura de tela de publicação que espalha que a faixa teria sido roubada em 2016 por Dilma Rousseff (Foto: TikTok / Reprodução)
Captura de tela de publicação que espalha que a faixa teria sido roubada em 2016 por Dilma Rousseff (Foto: TikTok / Reprodução)

A faixa presidencial utilizada por Lula em sua posse como presidente neste último domingo (1º) foi tida como perdida em 2016. Em uma auditoria realizada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) naquele ano, para apurar o desaparecimento de bens pertencentes à União, o item não foi encontrado. Mas o objeto foi identificado posteriormente em um cofre no cerimonial da Presidência. Em seguida, o broche de ouro 18 quilates maciço e cravejado com 21 brilhantes foi localizado embaixo de um armário também no cerimonial.

Buscas no Google por notícias do suposto furto da faixa pela ex-presidenta Dilma não identificaram qualquer resultado que atribuísse a ela o sumiço temporário do item.

Faixa usada é falsa?

Captura de tela de publicação que alega que faixa utilizada por Lula seria falsa por ser diferente da versão de Bolsonaro (Foto: Twitter / Reprodução)
Captura de tela de publicação que alega que faixa utilizada por Lula seria falsa por ser diferente da versão de Bolsonaro (Foto: Twitter / Reprodução)

As faixas utilizadas por Lula no último domingo (1º) e por Jair Bolsonaro (PL) em 1º de janeiro de 2019 são, de fato, diferentes. A versão utilizada por Lula é mais antiga e foi inaugurada em 1991 por Fernando Collor de Mello. O modelo é o mesmo que Lula portou na cerimônia de posse de seu primeiro mandato

Já a utilizada por Bolsonaro, é uma versão mais recente. O item foi encomendado por Lula e utilizado por ele pela primeira vez nas comemorações do Sete de Setembro realizadas em 2008.

Como estão sendo os primeiros dias do governo Lula?